Criar uma Loja Virtual Grátis
REFLEXÃO

REFEXÃO DA LITURGIA DO DIA

 Aqui você encontra as reflexões e homilias das leituras diarias, dominicais e pequenas mensagens de paz. Leia, pense e reflita sobre o que o Senhor nos diz no dia de hoje!

 

 

                             MOMENTOS DE REFLEXÃO NA PALAVRA DE DEUS


E Jesus, voltando-se, e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E imediatamente a mulher ficou sã. (Mateus 9,22)
.............................................................................................................................................

Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã. (Mateus 15,28)
.............................................................................................................................................

E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal. (Marcos 5,34)
.............................................................................................................................................

E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
(Marcos 10,52)
.............................................................................................................................................

E disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz. (Lucas 7,50)
..............................................................................................................................................

E ele lhe disse: Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz. (Lucas 8,48)
.............................................................................................................................................

E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou. (Lucas 17,19)
.............................................................................................................................................

E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. (Lucas 18,42)
.............................................................................................................................................

Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.  (João 14,1)
.............................................................................................................................................


O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra. (Salmo 121,2)
.............................................................................................................................................


Pois não tinham compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido.
(Marcos 6,52)
.............................................................................................................................................

Porventura não é o teu temor de Deus a tua confiança, e a tua esperança a integridade dos teus caminhos? (Jó 4.6)
.............................................................................................................................................

Senhor, por estas coisas se vive, e em todas elas está a vida do meu espírito, portanto cura-me e faze-me viver. (Is 38,16)
.............................................................................................................................................

Cura-me, Senhor, e sararei; salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor. (Jeremias 17,14)

 

 

 


 

 

                                Intimidade de duas mães
 

                                                    

 

 

O Bem-aventurado bispo de Gênova Jacques de Voragine conta que uma viúva tinha um filho único, a quem queria muito.Sabendo que ele tinha sido feito prisioneiro pelos inimigos, acorrentado e posto na prisão, ficou profundamente triste.

Dirigindo-se a Nossa Senhora, por quem tinha devoção especial, pediu-lhe com insistência a liberdade de seu filho. Passou-se um tempo, e ela não viu o fruto de suas preces.

Dirigiu-se então a uma imagem de Maria com o Menino Jesus ao colo, na igreja, e disse:
— Santa Virgem, eu vos supliquei a liberdade de meu filho e não quisestes vir em socorro desta mãe infeliz. Implorei vossa proteção para meu filho, e a recusastes. Assim como meu filho foi levado, levarei o vosso, e o guardarei como refém.

Dizendo isso, tomou a imagem do Menino do colo da Virgem, levou-a para casa, envolveu-a em linho, e colocando-a em um cofre, fechou-a à chave, contente por ter um tão bom refém como garantia da volta de seu filho.

Na noite seguinte Nossa Senhora apareceu ao rapaz, abriu-lhe a porta da prisão e lhe disse:
— Diz à tua mãe, meu rapaz, que ela entregue meu Filho, agora que entreguei o dela.

O rapaz foi encontrar-se com sua mãe e relatou-lhe a miraculosa libertação. A mãe, radiante de alegria, apressou-se a entregar o Menino Jesus a Nossa Senhora:
— Eu vos agradeço, celestial Senhora, por me restituirdes o filho, e em troca restituo o vosso.



Fonte: Jacques de Voragine, "La Legende Dorée"

 

Sábado da 7ª Semana da Páscoa 

  
Reflexão - Jo 21, 20-25
O testemunho dos discípulos de Jesus é sempre verdadeiro, uma vez que, assistidos pelo Espírito Santo, que nos revela a plenitude da verdade, realizam a sua missão. E esse testemunho deve ser de tal modo que convença todas as pessoas a respeito de Jesus, caminho, verdade e vida, e as leve a dar a ele uma resposta positiva de adesão ao seu projeto de amor para se tornarem, conosco, verdadeiras testemunhas dele e operários do seu projeto. Assim, cada vez mais o Reino cresce no meio de nós, o mundo é transformado de acordo com os valores pregados por Jesus, e as obras dele continuam acontecendo.

6ª-feira da 7ª Semana da Páscoa 

  
Reflexão - Jo 21, 15-19
O amor a Jesus é a condição fundamental para que possamos participar da missão evangelizadora da Igreja. Qualquer outra motivação é insuficiente para tal e está fadada ao fracasso. Não é a toa que Jesus pergunta três vezes a Pedro se ele o ama. Isso quer dizer que todos os que querem de fato participar da missão evangelizadora da Igreja devem se questionar constantemente sobre o seu amor a Jesus, renovar este amor a cada dia e buscar formas de aprofundar ainda mais este amor, principalmente através da participação na Eucaristia, leitura e meditação da Palavra, cultivo da vida interior e vivência cada vez maior do amor para com os pobres e necessitados.

MILAGRE ATRAVÉS DO ROSÁRIO EM MEIO A UMA EXPLOSÃO NUCLEAR EM HIROSHIMA EM 1945 (VÍDEO)

Por que Nossa Senhora insiste tanto na Oração do Rosário?
VEJA O VÍDEO ABAIXO:

 
MAIS DETALHES:

Em 1945 os americanos lançaram a bomba atômica sobre duas cidades japonesas: Nagasaki e Hiroshima. Nesta última, num raio de um quilômetro e meio do centro da explosão, ficou tudo arrasado e todos os habitantes morreram carbonizados. A casa paroquial, com oito moradores jesuítas, que distava apenas 800 metros da explosão, ficou de pé e os
seus moradores ficaram ilesos.
O Pe. Hubert Shiffer era um deles e tinha então 30 anos. Depois viveu mais 33 completamente com saúde e nenhum dos moradores da casa sofreu as conseqüências da radioatividade. Ele contou a sua experiência no Congresso Eucarístico da Filadélfia (EUA) em 1976. Então todos os membros daquela comunidade ainda viviam. 

O Pe. Shiffer foi examinado e interrogado por mais de 200 cientistas e não puderam explicar como, no meio de milhares de mortos, ele e seus companheiros tinham podido sobreviver. O Pe. Shiffer afirmou que centenas de cientistas e pesquisadores por vários anos continuaram a investigar por que a casa paroquial não foi atingida quando tudo ao redor ficou arrasado. E o padre explicou, dizendo: "Naquela casa se rezava todos os dias, em comum, o Santo Rosário. Por isso, foi protegida por Nossa Senhora". 


Nossa Senhora, a partir principalmente de Lourdes, dá uma ênfase toda especial à oração do Rosário. Em Lourdes aparece sempre com o ROSÁRIO. Em outras aparições, pede sempre que se reze o Rosário. Em Fátima, em cada uma das aparições, ela insiste: "Rezem o ROSÁRIO DIARIAMENTE". 

Em Medjugorje, desde o início, pede que se reze o Rosário. Em 14/08/84, ela diz: "Eu gostaria que cada dia se rezasse pelo menos o Rosário". Em 27/09/84: "Peço às famílias da paróquia que rezem o rosário em família". 

No dia 25/06/85 a vidente Marija pergunta a Nossa Senhora o que deseja dizer aos sacerdotes. Ela responde: "Caros filhos, eu os exorto a convidar todos à Oração do Rosário. Com o rosário, vencerão todas as dificuldades que Satanás, neste momento, quer colocar no caminho da Igreja Católica. Vocês todos, Sacerdotes, Rezem o Rosário. Consagrem tempo ao Rosário". 

O Papa, no 80º aniversário das aparições em Fátima, disse: "Caríssimos irmãos, rezai o Rosário todos os dias! Peço vivamente aos pastores para rezar o Rosário nas suas comunidades cristãs. Ajudai o povo de Deus a retornar à oração cotidiana do Rosário".
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                       

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    
                          5ª-feira da 7ª Semana da Páscoa 
                                S. Bonifácio BMt, memória
  
Reflexão - Jo 17, 20-26
Jesus nos pede para viver a unidade de tal modo que possamos testemunhar a unidade da Trindade. Esta vivência da unidade não significa uma uniformidade, mas que todos vivamos de acordo com as nossas condições e de diferentes formas os mesmos valores. Assim, encontramos na Igreja diferentes formas de espiritualidade e de ação evangelizadora totalmente diferentes entre si, mas essas diferenças não ferem a unidade dos cristãos porque são formas diferentes e não essências, são formas diferentes de viver a mesma fé e participar no mesmo projeto anunciado por Jesus.
                       

                            4ª-feira da 7ª Semana da Páscoa 
Reflexão - Jo 17, 11b-19
Jesus, antes de partir, ora ao Pai por todos nós. Ele sabe que todos nós precisamos da graça divina para permanecer fiéis a Deus. Os valores que nós acreditamos não são os valores do mundo, e o mundo nos odeia porque não acreditamos nos seus valores. Os nossos valores atrapalham os interesses de quem é deste mundo, pois este mundo é marcado pelo egoísmo, pelo ódio, pela mentira e pela morte, enquanto que nós pregamos o amor, a solidariedade, a verdade e a vida em abundância. Nós não devemos fugir dos desafios do mundo, mas sim transformar o mundo através dos valores que acreditamos.

 
                            3ª-feira da 7ª Semana da Páscoa 
                    S. Carlos Lwanga e Comps. Mts, memória


Reflexão - Jo 17, 1-11a
Antes de partir para junto do Pai, Jesus reza por todos nós e o Evangelho de São João registra essa oração que ficou conhecida como Oração Sacerdotal de Jesus. Jesus inicia esta oração rezando por si mesmo, uma vez que ele sabe que a paixão está chegando e que deve estar preparado para sofrer. Em seguida, Jesus diz ao Pai que cumpriu a missão que lhe foi confiada,de modo que o Nome de Deus foi manifestado aos homens sendo que sua mensagem foi acolhida e muitos reconheceram-no como o enviado do Pai para, em seguida, rezar por todos os que creram em suas palavras.

 

 

 


 

                           2ª-feira da 7ª Semana da Páscoa 

  
Reflexão - Jo 16, 29-33

Muitas vezes proclamamos com orgulho a nossa fé e procuramos vivê-la da melhor forma possível através da prática da caridade e da participação na vida comunitária. Mas seria um grande engano acreditarmos que estamos prontos para vencer todos os desafios que poderão ser propostos para a nossa fé. Os discípulos acreditaram em Jesus, no entanto fraquejaram diante da cruz. Nós devemos ter consciência que Jesus venceu o mundo, mas nós não o vencemos, e nem poderemos vencê-lo. A vitória sobre o mundo é obra de Jesus, temos que acreditar nisso e participar da sua obra para que, com ele, também nós sejamos vencedores.

 

 


 

Homilia da Ascensão do Senhor 01/06/2014

 

Neste domingo chegamos ao final do tempo pascal e celebramos a volta de Jesus a casa do Pai. Terminada a sua missão terrena, Ele volta para o Pai, e para nos preparar uma morada definitiva.  Jesus não nos abandonou. Pelo contrário, Ele continuou conosco de forma invisível e através da sua Igreja que recebeu a missão de continuar o seu trabalho.
   No dia em que Jesus nasceu, foi o Céu que desceu a Terra. Na ascensão foi a Terra que subiu aos Céus.
   Não se trata de uma despedida de Jesus, como no primeiro instante, pareceu aos apóstolos que ficaram inertes com os olhos voltados para o alto. Trata-se da volta de Jesus a casa do Pai. Mas na verdade, Jesus enquanto Deus, nunca saiu do lado do Pai. Porém, como verbo encarnado, enquanto homem, Ele esteve no meio de nós, e após a sua morte, ressuscitou e voltou para o Pai. Desse modo, podemos entender claramente, que um homem subiu ao céu e sentou-se à direita de Deus Pai. Portanto, a acensão de Jesus está diretamente ligada à sua ressurreição. Ele faz parte desse movimento de descida, de encarnação, e subida, ascensão do Messias, o Salvador, verdadeiro Deus e verdadeiro homem.
    Jesus ressuscitou e provou isso aparecendo aos discípulos em diversas ocasiões e situações, assim como apareceu a 500 pessoas estranhas, que não eram amigos nem parentes na estrada de Damasco.  Apesar de alguns discípulos não acreditar no início, todos no final, inclusive Tomé, passaram a crer no Cristo ressuscitado, VIVO PARA NUNCA MAIS MORRER, E PRESENTE NO MEIO DE NÓS, PELO SEU PODER E PELA SUA IGREJA, para impulsionar todo o trabalho missionário dos seus seguidores. 
    A ascensão do Senhor marca o término do tempo do Filho de Deus em sua experiência na Terra.  Depois de Jesus ter cumprido tudo o que o Pai planejou, Ele transferiu para os apóstolos a missão que Ele encerrou.
     Meus irmãos. Essa missão continua até hoje através dos seguidores dos apóstolos e representantes consagrados, e também dos leigos que somos todos nós que de uma maneira ou de outra, através do testemunho ou da palavra propriamente dita, estamos espalhando para os nossos irmãos e para o mundo, os caminhos que nos levam ao Deus Uno e Trino.
    Agora cabe a nós continuarmos a missão de Jesus. Apesar de não precisar de nós, Deus quis nos presentear com a honra de colaborar com Ele na salvação da humanidade, dando prosseguimento à sua missão salvadora na Terra. Portanto, é para nós motivo de grande orgulho ser continuadores da missão de Jesus Cristo diante dos homens e das mulheres.
    Todos nós somos convidados. Então por que estamos aqui parados olhando para o Céu?  Por que não vamos à luta para levar aos nossos irmãos a glória de Deus? 
    Os apóstolos experimentaram uma nova vida em Cristo e com Cristo. Um viver como nunca teriam imaginado.  Contentar-se com pouco, serem alegres pela graça de Jesus.
   O que Jesus lhes recomendou ao passar-lhes a sua missão, não foi apenas pregar o Evangelho, mas testemunhar o que eles haviam experimentado. Contagiando a todos com o seu novo estado de espírito, com as suas novas vidas. Transferir para o irmão e para a irmã, o que eles estavam sentindo e vivendo depois do convívio com Jesus.
    Nós também podemos e devemos fazer o mesmo, já que somos os continuadores dos apóstolos. Não só proclamar o Evangelho de Jesus, mas contagiar a todos com o nosso estado de graça, com a nossa alegria contagiante por estar embebidos do Cristo ressuscitado.
    A nossa catequese não pode e nem deve ser da boca para fora. Não se evangeliza com os lábios, mas com os lábios e todo o nosso ser. Cada gesto, cada movimento, cada recolhimento contritos em Deus, devemos transbordar, botar para fora o nosso interior santificado e convertido, para então converter todos em nossa volta.
   E aí, minha irmã, meu irmão?  O que mais o impede? O que mais oatrapalha?Alguns são possuidores do dom da palavra. Outros são portadores de grande fé. O que estamos esperando? Até quando vamos ficar como os apóstolos olhando ara o céu procurando Jesus? Buscando um Jesus só para nós? E os nossos irmãos? Eles não precisam conhecer Jesus? Não precisam serem salvos como nós também? O que mais nos atrapalha é o apego aos bens materiais? Ou a sexualidade?  (Isso um dia acaba) Ou o medo do que os outros vão dizer, inclusive os nossos parentes? O que estamos esperando? Acabar as nossas forças? Perder o entusiasmo quando chegar a velhice? O fim da nossa existência? Aí vamos chegar a conclusão, vamos descobrir que fomos seres inúteis a vida toda. Que não passamos de árvores que não deram frutos, de palha seca que merece ser lançada ao fogo...Isso é muito triste. É um fim que não desejamos nem para os nossos inimigos.
Mas para aqueles e aquelas que ouviram e seguiram o chamado de Jesus como o fizeram os apóstolos, naquele dia será só alegria!  "Bem vindos, benditos do meu Pai". "Vossos nomes estão escritos no Céu". Vocês terão cem vezes mais nesta vida e mais a vida eterna". 
     A nossa maior desculpa para não seguir Jesus nos nossos dias, é dizer que temos um emprego, uma família para cuidar, e que não nos sobra nenhum tempo livre para nos dedicar a catequese. Conversa fiada! Isso não é bem verdade!  Pois para outras coisas, nós arrumamos tempo. Damos sempre um jeito de ficar no bar por várias horas intoxicando o nosso fígado, nossa vesícula com um copo na mão e "jogando conversa fora".  Arrumamos tempo para jogar bola, para assistir o jogo, a novela, para conversar com a vizinha, entre outras coisas que você bem o sabe. Para nos dedicar pelo menos um pouco, e aos sábados ou aos domingos a serviço do Reino de Deus, fazemos corpo mole, temos vergonha, alegamos que não temos jeito para isso, ou que estamos cansados demais...  Jesus que vê tudo, até o que se passa em nossas mentes, um dia vai cobrar de você os talentos que Deus lhe deu e que você deixou enferrujar, e não os aplicou para a salvação dos demais irmãos.  JESUS VAI JULGAR VOCÊ POR SÓ TER PENSADO NA SUA SALVAÇÃO PESSOAL, E POR NÃO TER SE IMPORTADO COM A SALVAÇÃO DO MUNDO!
Cuidado! Ainda é tempo!
Tenha um bom domingo. Aproveite para conhecer as pastorais da sua paróquia.

 

 


 

 

Visitação de Nossa Senhora, Festa

 

Reflexão - Lc 1, 39-56

O encontro de Maria com Isabel nos mostra um pouco do que deve ser um encontro de verdadeiro amor entre duas pessoas. Por um lado, vemos Maria, que vai ao encontro de Isabel assim que sabe da sua situação, vai para servir, fazer com que seu amor se transforme em gesto concreto. Quando encontra Isabel, a saúda, pois valoriza aquele momento de encontro e também a pessoa com quem se encontra. Por outro lado, vemos Isabel que, ao ver sua prima, exalta imediatamente todos os seus valores como mãe do seu Senhor, assim como as suas virtudes. E este encontro termina com um cântico de exaltação ao amor de Deus.

 

 


 

6ª-feira da 6ª Semana da Páscoa 

  
Reflexão - Jo 16, 20-23a
Nós hoje sentimos uma série de tristezas, que são causadas por causa dos acontecimentos do nosso tempo que se constituem em negação dos valores do Reino de Deus e que, além de trazer muito sofrimento para a humanidade, principalmente para os mais pobres e desvalidos, exigem de nós um testemunho corajoso de Jesus e do seu Evangelho, o que nem sempre é fácil porque na verdade somos fracos na fé. Mas devemos nos consolar e encontrar forças para esse testemunho a partir da promessa que nos é feita por Jesus no Evangelho de hoje, pois veremos Jesus e isso nos encherá de uma alegria que não nos pode ser tirada e nos levará ao pleno conhecimento da verdade.